Mudar de estratégia constantemente
Dez erros fundamentais cometidos por traders e como evitá-los
16 января, 2020
Métodos de negociação de transacções a tempo fixo
22 января, 2020

Um plano de negociações

Qualquer pessoa normal que está iniciando um novo tipo de atividade no âmbito financeiro cria um plano de negócios a fim de determinar os possíveis lucros e riscos. Um plano de negociação é um tipo de plano de negócios para um trader. É um documento sem o qual o sucesso da atividade é praticamente impossível. É um programa que define o comportamento de alguém, levando em consideração todas as características pessoais de quem o cria.

O objetivo de criar um plano de negociações

plano de negociações

Somente pessoas sem motivação, apostadores e pessoas que vivem de acordo com suas emoções não possuem um plano para sua atividade em qualquer área. A emoção mais destrutiva é a ganância quando não é controlada pela razão. É baseada na esperança e desejo de receber um grande lucro. Ao trabalhar com transacções a tempo fixo, é melhor ser orientado pelo cálculo.

A segunda emoção mais destrutiva é o medo. Ele aparece junto com as perdas e pode paralisar um trader. Temendo perder ainda mais dinheiro, um trader entra em contratos irracionais e mutuamente exclusivos. Planejar ajuda a combater o medo, permitindo que você atue racionalmente e cuidadosamente.

Um plano de negociações que foi criado por ou para outra pessoa não pode ser útil. É uma base teórica, fundada na experiência e intuição de outra pessoa. Você não pode teletransportar esses fatores para o seu próprio cérebro. 

Você precisa criar seu próprio documento. As pessoas devem se responsabilizar pela sua contabilidade e algoritmos de trabalho, bem como pelos seus pontos fortes e fracos. O programa deve ser claro e conciso somente para quem o criou, e não dar margem a dúvidas relativas a como usá-lo.

Sua função principal é definir o que deve ser feito, por quê e quando. É, portanto, necessário avaliar a própria personalidade e atitudes de uma pessoa no processo de preparação para o trabalho. Dinheiro, tempo e gestão de riscos também são importantes. É válido assumir fatores externos como períodos de volatilidade, dados das análises técnicas e fundamentais, e a hora em que a notícia é publicada.

Formular um plano de negociações

Os iniciantes frequentemente confundem plano com sistema. Isso está errado! Um sistema é apenas uma parte de um programa.

Um plano de negociações consiste em:

  • Definições dos objetivos da atividade.
  • Definições do tipo de personalidade e uma avaliação dos indicadores emocionais próprios de uma pessoa.
  • Uma análise de risco, dinheiro e tempo.
  • Planejamento de renda.
  • Uma descrição do processo para preparar uma negociação.
  • Critérios para escolher um corretor e ferramenta de negociação.

Os objetivos podem ser de curto e longo prazos, e dependem do tipo de negociação. Scalpers e traders diários preferem contratos de curto prazo, enquanto investidores preferem os de médio e longo prazos. A pessoa que cria o programa deve determinar o objetivo para o mês e o ano. Se negociar fosse apenas uma fonte de adrenalina ou um hobby, o tipo de negociação não teria importância.

idea

Os traders podem ser divididos em três categorias de acordo com o seu tipo de personalidade: intelectual, instintivo e intuitivo.

O primeiro tipo se refere àqueles que fundamentam tudo em análise e tomam decisões objetivas rapidamente. O segundo tipo é caracterizado pelas emoções fortes, que dificultam a negociação. O terceiro tipo possui boa intuição e, portanto, toma decisões a um nível subconsciente.

Nos casos de emoções elevadas, é necessário estabelecer em quais condições exatamente a atividade no mercado deve ser completamente excluída. Em todo caso, não é recomendável aproximar-se do seu computador durante uma doença, ou quando se está irritado ou deprimido. Medo e excesso de entusiasmo também não ajudam muito.

Além disso, é válido definir vários fatores como:

  • Quando fazer a transição de uma conta de demonstração para uma conta verdadeira.
  • Quanto dinheiro haverá na sua conta de negociação?
  • Qual quantia (como uma porcentagem) do seu depósito será envolvida em cada contrato?
  • Qual será o lucro e a perda.
  • A atitude em caso de um lucro.

O critério principal para um plano de negociação

Você pode transferir somente fundos «livres» para uma conta de negociação. Os traders experientes acreditam que não vale a pena usar mais do que 2% do seu depósito total em um contrato. Relativamente ao lucro, você pode definir várias estruturas para si. Por exemplo, se você teve um lucro de 20% sobre a quantia total do seu depósito, a negociação deve ser concluída até a semana seguinte.

O tempo a ser dedicado em negociações individualmente. Um pessoa que trabalha agenda quantas horas por dia dedicará para negociar, enquanto alguém que não está trabalhando pode agendar o número de dias por semana. É preferível escolher seu tempo de forma que não o atrapalhe. É necessário considerar o fato de que um espaço de tempo (por minuto) necessitará de mais tempo para estudar as notícias e os gráficos.

Ao determinar o nível de renda planejado, não é recomendável criar uma tabela de números atrativos imediatamente. Não compare o mercado com uma contribuição de investimento com uma taxa percentual definida. Não há renda específica na negociação online.

Você precisa planejar o retorno do investimento. A regra básica para gerenciar um depósito não é planejar para fechar contratos por uma quantia maior do que 2-5% da quantia total do depósito. Somente traders experientes permitem um aumento de 7-10%. E mais uma condição importante: negocie exclusivamente de acordo com a tendência.

Para reduzir os riscos, você precisa planejar o número de negociações e o lucro delas no início de cada dia. Por exemplo, você pode precisar ganhar 10% do depósito total. O investimento inicial pode ser em torno a 70-75% do total do lucro planejado. Se a primeira negociação resultar em lucro, você pode fazer a segunda negociação no mesmo investimento. A sessão termina imediatamente quando você ganhar a soma que foi estabelecida no início do dia.

[citação] Antes de começar a trabalhar, é também preferível determinar o número de negociações sem sucesso após as quais você deixará de negociar. Não vale a pena esperar que uma negociação de lucro maior cobrirá todas as suas perdas no mesmo dia. Por exemplo, você assumir que deixará de negociar até a manhã seguinte se cinco negociações terminarem em perdas. [/citação]

Usar uma estratégia que você estudou profundamente o ajudará a evitar perdas financeiras. Antes de escolher uma ferramenta de negociação, você precisa analisar todas que estão disponíveis e estudar detalhadamente a que parece melhor. No processo de negociação, é recomendável dedicar ao menos 10% do seu tempo planejado para outras estratégias. Isso lhe permitirá encontrar a ferramenta mais rentável, de acordo com a experiência obtida.

É preferível pensar previamente em todos os passos que levam à conclusão de cada negociação. Isso pode ser estudando contratos anteriores, familiarizando-se com as notícias relacionadas aos ativos, e/ou escolhendo uma sessão de negociação. Você também pode criar uma linha de apoio e resistência para cada intervalo de tempo. Tudo isso deve ser indubitavelmente especificado no seu programa, a fim de evitar uma dor de cabeça, mesmo antes de iniciar cada dia de negociação. Basta examinar e realizar todos os passos estabelecidos.

Alguns traders incluem uma lista de critérios que aplicarão ao escolher um corretor para o seu plano de negociação, bem como o método que ele escolheu para controlar os lucros e as perdas. Todos podem desenvolver um programa que consideram adequado. O aspecto mais importante é que o documento o ajude a evitar fazer negociações que são ditadas pelas suas emoções. Não é a adesão real a um esquema no processo de desenvolvê-lo que é o mais importante, mas a capacidade de assumir os próprios pontos fracos e seguir o plano rigorosamente.